Enquadramento

Objetivo do evento

Divulgar as excelentes condições existentes na Serra de Santa Iria e Serra das Banjas para a prática da modalidade ‘Trail running’ (corrida de montanha) e caminhada. 
Angariar fundos para a realização das festas em honra da padroeira do lugar de Branzêlo - Santa Iria - festa a realizar no dia 14 Julho 2013
Fomentar a prática do desporto e o contacto com a natureza
Envolver os habitantes, autoridades, associações e empresas locais na organização/divulgação do evento.
Atrair para a freguesia a visita de praticantes desta modalidade em franco crescimento.

O que é o trail running?

O trail running é um tipo de corrida bastante diferente da pista e da estrada. Os percursos por onde passam as provas de trail, podem e devem incluir trilhos técnicos, muitas vezes inacessiveis de qualquer outra forma, sem ser a pé. Zonas montanhosas com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, é tudo isto e muito mais que se encontram neste tipo de provas. Por vezes a tecnicidade e dureza do trail running impede que os atletas consigam correr, tendo que caminhar, saltar e subir pedras.
Fonte: http://www.traildeportugal.net/trail/
  
Enquadramento Histórico e Geográfico

A prova terá início e fim  no Lugar de Branzêlo, Freguesia de Melres, e percorrerá caminhos rurais/montanha das Serra de Santa Iria e Serra das Banjas.O limite mais a Este é a cascata do Ribeiro de Cadeados (Poço Negro)


A Santa Iria (lenda)
Desde há muitos anos que permanece na história de Branzelo uma lenda, que continua viva na maneira de ser do seu povo, que é a lenda de Santa Iria.
Conta-se que Santa Iria tinha mais de seis irmãos, entre os quais S. Domingos, S. Simão e Sta. Bárbara.
Todos eles queriam estar colocados no alto de um monte ou de uma serra, para se poderem ver e comunicar. 
Santa Iria escolheu o lugar de Branzelo, por ficar no alto e, desta forma, atingir os seus objectivos. Mas esta escolha fora-lhe impedida, porque a levaram para outro local, que é hoje S. Tiago.
Geograficamente, S. Tiago fica situado numa margem do Rio Douro, o que não era o desejo de Santa Iria, visto que queria estar em permanente contacto com os seus irmãos, pelo que resolveu fugir e abrigar-se numa serra, onde ainda hoje se encontram vestígios de telhas e bilhas. À serra onde a Santa se refugiou é dado o nome de Serra de Santa Iria.

Alguns anos mais tarde, Santa Iria foi transferida para o próprio lugar de Branzelo, onde permanece em contacto com os irmãos e é guardada numa pequena e tradicional capela. 
Em devoção à Santa, é celebrada uma festa, todos os anos, no segundo domingo de Julho. 
Esta Santa é hoje a padroeira de Branzelo.
Fonte:  Lendas de Gondomar, C M de Gondomar, 1995 , p.9 (Fernanda Maria Sanguedo Carvalho)

As Banjas (Lenda)
Conta a minha avó que, em tempos antigos, os mouros habitavam a Serra das Banjas, que pertence, hoje, à Freguesia de Melres. A minha terra.
Viviam nas minas que aí fizeram e onde dizia o povo haver ouro. Mas, as pessoas, não podiam lá entrar, porque, se o fizessem, ficavam encantadas.
E, como as pessoas desse tempo tinham medo dos mouros, resolveram inventar uma maneira de os expulsar. Então, arranjaram um rebanho de cabras e puseram uma vela acesa amarrada em cada chifre das cabras. Mandaram o rebanho com essas luzes pela serra fora e os mouros, quando viram semelhante coisa, tiveram medo e fugiram.
Agora, as minas estão desertas.

Fonte:  Lendas de Gondomar, C M de Gondomar, 1995 , p.29 (Rosalinda Maria Borges Garcês)

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Estas são as coordenadas do Poço Negro:
      41° 4'4.90"N
      8°22'1.39"W

      Estas são as coordenadas do acesso:
      41° 4'0.68"N
      8°22'3.97"W

      Eliminar