Regulamento


1. Condições de participação
1.1. Idade participação 
O I Trail Santa Iria é um evento que percorre trilhos e caminhos na serra de Santa Iria e Serra das Banjas no concelho de Gondomar/Paredes.
O Trail está aberto a maiores de idade (18 anos) e a caminhada aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.
1.2. Inscrição regularizada
A inscrição será feita através de sistema próprio (página web) e confirmada após recepção de comprovativo de pagamento via email.

1.3. Condições físicas
Para participar é indispensável:
-estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.
-de haver adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
-conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva.
-saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
-estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.
1.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Os atletas podem receber ajuda externa desde que não haja interferência com outro atleta.
1.5. Colocação dorsal
O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência a altura do peito. Não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.
É da responsabilidade do atleta prender adequadamente o dorsal.
1.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.
2. Prova
2.1. Apresentação da prova (s) Organização
O I Trail Santa Iria será realizado no dia 03 de Fevereiro de 2013, em Branzêlo-Melres, concelho de Gondomar, e será constituído por dois eventos:
- I Trail Santa Iria 25km (Classificação ATRP - TL/D - Trail Longo Difícil, índice dificuldade 3,6)
- Caminhada Santa Iria com 8 km. Será um percurso guiado e não marcado.
(A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim o entender)
A organização deste evento estará a cargo da comissão de festas de Santa Iria de Branzêlo 2013 em colaboração com o 'clube' BTTdouro.
2.2. Programa/Horário

Dia 02 de Fevereiro(Sábado):
18h - 23h – entrega dos dorsais (Bar de Santa Iria - Branzêlo) ou secretariado da prova.

Dia 03 de Fevereiro (Domingo):
07h00m – abertura do secretariado entrega dos dorsais – EB 1 Branzelo (Escola Primária) - Rua Central, Branzêlo
08h15 – Abertura controlo 0
08h40 – Sessão de aquecimento (Holmes Place)
09h00 – Partida I Trail Santa Iria
09h05 – Sessão de aquecimento (Holmes Place)
09h30 – Inicio MiniTrail/Caminhada
11h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas
12h00 – Inicío do serviço dos almoços
14h00 – Entrega de prémios
17h30 – encerramento do I Trail Santa Iria
(horários sujeitos a alterações)
2.3. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percuso
(brevemente)
2.4. Tempo Limite
O tempo limite para o I Trail Santa Iria  será de 6h

Ultrapassando o tempo de passagem limite os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite.
Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem estar.
2.5. Metodologia de controle de tempos
Serão registados e atribuídos tempos e classificações a todos que passarem nos postos de controlo durante o percurso...
Ao miniTrail / caminhada não serão atribuídas classificações.
2.6. Postos de controle
Serão efetuados 4 controlos de passagem
2.7. Locais de abastecimento

06km - água
14km - bebida isotónica, água, fruta e bolos
21km - água
2.8. Material a levar
Telemóvel e depósito com água.
(Sendo aconselhável bastões, manta térmica, camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro).
2.9. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário
A prova irá decorrer em poucos troços de passagem com tráfego rodoviário.
A prova será em open road, ou seja, todos os atletas terão que ter algum cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.
é importante ter em atenção outras pessoas/veículos que possam circular na montanha (bicicletas, caçadores, etc...)
2.10. Penalizações / desclassificações
Será desqualificado todo aquele que:

  • não complete a totalidade do percurso
  • detiore ou suje o meio por onde passe
  • não leve o dorsal bem visível
  • alteração do dorsal
  • tenha alguma conduta anti-desportiva
  • não passe nos postos de controle
2.11. Seguro desportivo
(brevemente)
3. Inscrições
3.1. Processo inscrição
As inscrições serão efectuadas preferencialmente online.

Numero limite de inscrições no Trail - 200
3.2. Valores e período de inscrição

Período das inscrições - 12 de Dezembro até ao dia 22 de de Janeiro

I Trail Santa Iria – 13 euros
Caminhada – 5 euros
Crianças podem participar na caminhada desde que acompanhadas por um adulto, sendo a sua inscrição gratuita até aos 16 anos. Mesmo sendo gratuita o adulto responsável deve fornecer à organização os dados de identificação do menor para efeitos de seguro.
Poderá haver inscrições após 22 Janeiro e no próprio dia, sendo que acresce 5 euros ao valor inicial. (As inscrições estão encerradas - a 23 Janeiro 2013)
Almoço - 6€ (Crianças até 6 anos não pagam)
...
Os pagamentos devem ser efetuados por transferência bancária para a seguinte conta:
Banco: Caixa de Crédito Agricola - Rio Mau
Titulares:
Amandio Cruz (presidente da comissão de festas)
Jorge Gomes(tesoureiro da comissão de festas)
NIB: 004513474025281298473

O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para: trailsantairia@gmail.com
3.3. Condições de devolução do valor de inscrição
Em momento nenhum a inscrição será devolvida caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.
3.4. Material incluído com a inscrição
- dorsal
- seguro de acidentes pessoal
- abastecimentos
- gorro térmico alusivo ao evento
- brindes

Caminhada
- Seguro de acidentes pessoal
- Abastecimento líquido
- gorro térmico alusivo ao evento
3.5. Secretariado da prova/horários e local
O secretariado será na Escola primária de Branzêlo (EB1) - Rua Central, Branzelo.
O horário para entrega dos dorsais:
Sábado - 18h às 23h
Domingo - 07h às 9h00

O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do BI/CC do atleta em causa.
4. Categorias e Prémios
4.1. Definição data, local e hora de entrega de prémios
Os prémios serão entregues no dia do evento (03Fevereiro2013) após a chegada do último atleta premiado... previsivelmente pelas 14:00h

4.2. Definição das categorias etárias/ sexo/ individuais e equipas

- Sub23 Masculinos M-Sub (18 a 23 anos)
- Sub23 Femininos F-Sub (18 a 23 anos)
- Seniores Masculinos M-SEN (24 a 39 anos)
- Masters Masculinos M-Mast (+ 40 anos)
- Seniores Femininos F-SEN(24 a 39 anos)
- Masters Femininos F-Mast(+ 40 anos)

Serão atribuídos prémios (troféus) aos primeiros 3 classificados da classificação geral Masculina, aos primeiros 3 classificados da classificação geral Feminina e aos vencedores de cada categoria. Juntamente com os troféus, está em estudo também a atribuição de algumas lembranças locais.


Serão atribuidos prémios aos três primeiros classificados naturais de Melres.


Um prémio simbólico será também atribuído ao atleta mais velho que completar a prova e à equipa mais numerosa...
5. Informações
5.1. Como chegar
A localidade de Branzêlo fica situado ao km 22 da EN 108 que liga o Porto a Régua acompanhando o Rio Douro. (ver mapa em 'Apresentação')
Notas e alterações
Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.
Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal, com as devidas adaptações.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Para quando a publicação da lista de inscritos?

    Obrigado
    N.Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    A lista de inscritos deverá ser publicada amanha.
    Obrigado
    I Trail Santa Iria

    ResponderEliminar